Dicas para você, que se mata de trabalhar
Injustiça é o que não falta no mercado de trabalho. Está cheio de gente que é melhor em marketing pessoal do que na função que exerce. E aí o que acontece é o seguinte: você se mata de trabalhar e quem é promovido é aquele seu colega (ou chefe!) encostado. Por isso, chamamos o coach Silvio Celestino para ajudar você a ter reconhecimento profissional. Veja as dicas e boa sorte!
Venda bem o seu peixe
Não basta trabalhar, você tem que saber vender o seu peixe. Principalmente quando seu trabalho é muito técnico e a chefia não tem condições de entender o que você faz. “O bom profissional é aquele que é capaz de traduzir um assunto complexo em palavras simples, que o diretor da empresa consiga entender”, explica Silvio.
“Um diretor só consegue entender números que informem quanto ele está investindo e quanto isso dará de lucro para a empresa. Se você for capaz de traduzir tudo o que faz para números, terá a linguagem necessária para impressionar e ser visto como relevante para a empresa. Caso só saiba falar o ‘tequinês’, lamento, mas será difícil entender o que você faz na empresa”, alerta o especialista. Além disso, aproveite todas as oportunidades de exposição: em reuniões ou apresentações para público interno e externo.
O problema pode estar em você
“A pessoa pode ser muito tímida e sente-se constrangida em falar com as chefias. Conheço pessoas que se vangloriam de cumprimentar a recepcionista e o faxineiro (e eles merecem ser tratados com todo respeito. Continue a fazer isso), mas quando encontram o presidente da empresa não dizem nem bom dia”, relata Silvio. Fica difícil ser promovido, se essa é a sua relação com o responsável pelas promoções.
“Outro erro é fugir de reuniões e não aproveitá-las para mostrar seu valor. Diga o quanto é importante o que você faz para os acionistas e clientes da empresa. Se você não sabe porque seu trabalho é importante para os donos da empresa ou para os clientes, é melhor descobrir e passar a se comunicar melhor”.
Valorize sua imagem
Outro problema também é a imagem e a postura do profissional. “Se você é competente, precisa ter uma imagem de uma pessoa competente”, diz Silvio. “A forma como você se veste, fala e se comporta revela sua maturidade e o quanto é responsável. Não adianta dominar sua função se você se porta como um adolescente”, complementa. E ele dá um aviso importante: “As empresas buscam pessoas que possam ser sua imagem perante o mercado, e esta imagem tem de ser de credibilidade”.
Esteja visível para a pessoa certa
Dá para mostrar seu trabalho sem parecer puxa-saco ou exibicionista. “Em todas as ocasiões, demonstre o quanto você é útil. O quanto o projeto ou departamento em que trabalha influencia para o sucesso da organização”, aconselha Silvio Celestino.
“Coloque isso como um propósito e fale sobre ele principalmente quando pessoas dos níveis acima ao seu estiverem presentes. Afinal, se você quer ser promovido a gerente, é um diretor que tem de reconhecê-lo, não o seu gerente”. E, claro, se o seu chefe direto se apropria dos resultados do seu trabalho, ele não tem interesse algum em deixá-lo se destacar. “Seja ousado!”, incentiva o coach.
Não desista
Em toda empresa existe uma linha imaginária que determina, principalmente em momentos de crise, quem será demitido e quem irá escolher quem será demitido. “Faça parte do segundo grupo ou você nunca terá domínio sobre sua carreira. Política, competição, estresse, resiliência, marketing pessoal: todos estes elementos devem ser dominados por você”, afirma Silvio.
“Se as pessoas que são competentes não se interessarem em ocupar posições relevantes nas empresas, nos governos e no mundo, continuaremos a ter profissionais despreparados em posições chaves. Com isso, de tempos em tempos, vemos as empresas indo à falência, governos corruptos, gastos descontrolados e o mundo em crise”, compara.
Portanto, não aceite de cabeça baixa se estão tirando proveito do seu esforço. “Principalmente se você tem consciência de que é competente no que faz e é capaz de assumir maiores compromissos”.
Esteja sempre preparado
Como já foi dito, não basta ser capaz, você tem que parecer que é. “Para conseguir isso, faça quantos cursos de oratória e expressão verbal puder. Se não tiver recursos, grave sua voz e depois ouça. Procure corrigir sua dicção, pronúncia e concatenação das idéias”.
Ao preparar-se para uma reunião, saiba quanto tempo terá disponível e prepare um material para o dobro desse período. “O objetivo é que você demonstre que sabe muito sobre o tema e que está utilizando a sua habilidade de síntese para comunicar-se. E caso alguém queira que você se aprofunde no assunto, poderá fazê-lo sem problemas”.
Pense duas vezes para falar
Não crie problemas na empresa. “Criticar quem aparece mais fará parecer que você é uma vítima”, explica Silvio Celestino. E esse rótulo não é positivo. “Espere o momento certo e dê a volta por cima. Saiba aceitar que algumas pessoas não jogam respeitando as regras, e você terá de ganhar delas também”.
Silvio dá um incentivo: “Lembre-se que, se você é de fato um campeão, terá que vencer de todos. O mundo não é perfeito, mas pode ser melhorado se pessoas competentes como você se interessarem em chegar lá, com o mesmo ímpeto e desejo que aqueles que não são tão bons. Mas você precisa gostar do jogo e, principalmente, ganhar”. Vladimir Maluf