Um compartilhamento oculto é identificado por um símbolo de cifrão ($) ao final do nome do compartilhamento. Eles não são listados quando você observa os compartilhamentos em um computador ou usa o comando net view. As versões do Windows listadas na seção "Aplica-se a" criam compartilhamentos administrativos ocultos que administradores, programas e serviços podem usar para gerenciar o ambiente do computador na rede. Por padrão, o Windows pode ativar os seguintes compartilhamentos administrativos ocultos:
Partições ou volumes raiz
A pasta raiz do sistema
O compartilhamento FAX$
O compartilhamento IPC$
O compartilhamento PRINT$
As partições e os volumes raiz são compartilhados na medida em que se acrescenta um sinal de cifrão ao nome da unidade. Por exemplo, as letras C e D são compartilhadas como C$ e D$.
A pasta raiz do sistema (%SYSTEMROOT%) é compartilhada como ADMIN$. Essa é a pasta Windows, e o compartilhamento administrativo oferece aos administradores um acesso mais simples à hierarquia da pasta raiz do sistema na rede.
O compartilhamento FAX$ é usado por clientes para enviar um fax. Essa pasta compartilhada armazena arquivos em cache e acessa as folhas de rosto armazenadas em um servidor de arquivos.
O compartilhamento IPC$ é usado com conexões temporárias entre clientes e servidores usando pipes nomeados para comunicação entre programas de rede. Ele é essencialmente usado para a administração remota de servidores de rede.
O compartilhamento PRINT$ é usado para administrar remotamente impressoras.
Os compartilhamentos administrativos ocultos criados pelo computador (como ADMIN$ e C$) podem ser excluídos, mas são novamente criados pelo computador depois que você interrompe e reinicia o serviço Servidor ou reinicia o computador. Compartilhamentos ocultos criados por usuários podem ser excluídos e não são criados novamente após o computador ser reiniciado. O Microsoft Windows XP Home Edition não cria compartilhamentos administrativos ocultos.
Criar um compartilhamento oculto
Para criar um compartilhamento oculto, execute as seguintes etapas:
No Painel de controle, clique duas vezes em Ferramentas administrativas e em Gerenciamento do computador.
Expanda Pastas compartilhadas, clique com o botão direito do mouse em Compartilhamentos e clique em Novo compartilhamento de arquivo.
Na caixa Assistente para criar pasta compartilhada, digite o caminho para a pasta que você deseja compartilhar ou clique em Procurar para localizá-la.
Digite o nome de compartilhamento que você deseja usar seguido de um sinal de cifrão e clique em Avançar.
Para tornar o compartilhamento acessível apenas para administradores, marque a caixa de seleção Administradores possuem acesso total; outros usuários possuem acesso somente leitura clique em Concluir.
Clique em Sim para criar outro compartilhamento ou em Não para retornar ao console de Gerenciamento do computador.